quinta-feira, 27 de agosto de 2009

Último fim de semana da 4ª mostra itinerante Teatro na Mochila

Sete grupos de teatro formado por estudantes de escolas públicas percorreram quatro cidades satélites em uma turnê que movimentou as periferias do DF

Realizado pela Fundação Athos Bulcão e o Fundo de Arte e Cultura, a IV edição da mostra itinerante Teatro na Mochila reuniu grupos teatrais de escolas públicas para uma turnê em quatro cidades satélites. Planaltina, Cruzeiro e Recanto das Emas já receberam os espetáculos. A mostra começou dia 8 de agosto e as últimas apresentações serão no próximo sábado e domingo, no Núcleo Bandeirante. A entrada é gratuita e as sessões começam sempre às 17h e 19h.

Durante o mês de agosto, foram realizadas quatro oficinas de teatro de 60 horas/aula. As atividades mobilizaram as comunidades e muitos tiveram pela primeira vez, a oportunidade de fazer teatro. Em Planaltina, Cruzeiro e Núcleo Bandeirante, os participantes puderam conhecer um pouco mais sobre o ato de encenar por meio de oficinas de iniciação teatral e leitura dramática de textos. Já no Recanto das Emas, a proposta era desenvolver uma oficina de dramaturgia com o objetivo de criar um texto a partir das vivências pessoais dos participantes. E aproveitando a forte mobilização dos idosos, a Fundação procurou a coordenação do Centro de Convivência da cidade que imediatamente aceitou a oportunidade de trabalhar teatro com o grupo de 23 pessoas.

As oficinas terminam na próxima semana e os resultados serão disponibilizados no site da Fundação e no blog do projeto http://teatronamochila.blogspot.com/

Projeto inovador

A mostra Teatro na Mochila é uma iniciativa de promoção e democratização cultural, na qual jovens atores e espectadores entram em contato com uma oportunidade rica de formação e apreciação artística. A mostra surgiu no âmbito das atividades do Festival de Teatro na Escola, também realizado pela Fundação e tem por objetivo promover a circulação de espetáculos teatrais protagonizados por jovens de escolas públicas do DF.

Além de proporcionar alternativas de apreciação teatral e contribuir com o processo de revitalização do ensino de artes cênicas na rede pública de ensino, o projeto visa fortalecer as ações dos grupos incentivando a continuidade e até mesmo a profissionalização dos jovens participantes.

Em três edições da mostra, foi possível investir na formação de 12 grupos de teatro, com atuação direta de 190 estudantes, 16 professores e um público estimado em 3 mil pessoas.

Os grupos selecionados para a mostra itinerante recebem por cada apresentação um valor simbólico para custear as despesas do espetáculo. O objetivo é que a partir da experiência de produção, os estudantes desenvolvam competências pessoais, relacionais, produtivas e cognitivas e as apliquem em suas vidas, no seu dia a dia, na construção de seu projeto de vida.

A mostra conta com o apoio das gerências de cultura das administrações regionais de Planaltina, Cruzeiro, Núcleo Bandeirante, Recanto das Emas e do Sindicato dos Professores do DF.

Informações:

Wandilene Macedo (8156-9993) e Ionara Silva ( 9815-2087)

Siga-nos: twitter.com/teatronamochila


Nenhum comentário: